Quinta-feira - 05 de dezembro de 2024
Assembleia Geral do ASUFPel define delegados e delegadas para Plenária Nacional da FASUBRA, e delibera sobre tema local
Neste 4 de dezembro de 2024, o ASUFPel realizou uma Assembleia Geral para tratar de pautas locais e nacionais. Entre os temas abordados, a tirada de delegados e delegadas para a Plenária Nacional da FASUBRA, negociações com a UNIMED e o recesso de final de ano na UFPel.
A assembleia foi dirigida pelos Coordenadores/as (Presidente), Maria Tereza Tavares Fujii (Geral), (1º Secretário) Mara Beatriz Gomes (Geral) e (2º Secretário), Felipe Couto (Pasta de comunicação).
Na ordem do dia, dentro dos informes locais, foi informado que os convites para a Festa de final de ano do ASUFPel, que será realizada no dia 8 de dezembro de 2024, estão se esgotando. Que a negociação com a UNIMED, teve início no final de novembro, e que o ASUFPel conta com a parceria do SINASEFE e ADUFPel, a fim de buscar garantir percentuais justos de reajuste no plano de saúde. Também recebeu destaque um ato promovido a nível nacional pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Este marcado para o dia 10 de dezembro de 2024, às 17h, no centro histórico de Pelotas/RS, com o tema "Contra a anistia de golpistas".
Informes nacionais: Participação no Encontro Nacional da FASUBRA dos Hospitais Universitários (HUs): Representantes do ASUFPel, Márcia Portelinha e Rafael Arrieira, relataram a busca pela criação de uma Comissão de Saúde voltada para a redução de danos aos trabalhadores do setor. Daniel Berbare, representante da categoria, relatou sua participação no Encontro Nacional da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAE. Destacando a importância da unidade entre os servidores para garantir a defesa de seus direitos.
A Assembleia definiu os representantes da entidade para a Plenária Nacional da FASUBRA, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024. Foi eleita a chapa TRIBO/UNIR, composta pelos servidores/as: Paulo Vitor e Felipe Couto, pela base, e Mara Beatriz, pela Coordenação, com Barto Olivan de Farias como suplente.
Sobre o Recesso de final de ano da UFPel, ponto incluído na pauta, a mesa informou que o sindicato já havia solicitado, e posteriormente reiterado, um pedido formal de reunião com a Reitoria da UFPel. No entanto, o retorno da gestão universitária foi de que não havia elementos suficientes para discutir a pauta, gerando frustração e descontentamento entre os servidores e as servidoras. Diante da postura da Reitoria, a AG deliberou por unanimidade pela formação de uma comissão específica para reforçar o pedido de diálogo.
O ASUFPel insiste no convite, que os servidores e as servidoras participem das atividades sugeridas. Unidos e unidas, é possível avançar na luta por direitos e melhores condições de trabalho. Para mais informações, acompanhe as redes sociais, oficiais do ASUFPel.
Associe-se ao ASUFPel !!!
ASUFPel 45 Anos – Uma História de Lutas.